Páginas

Pesquisar este blog

domingo, 14 de agosto de 2011

BULLYING NÃO É NORMAL


Nas redes sociais atualmente é comum lermos a seguinte expressão:

“Se você cresceu comendo comida caseira, andava de bicicleta sem capacete, sua casa não era à prova de crianças, tinha uma TV com 5 canais e tinha que levantar para mudar ou para mexer na antena, bebia água de torneira, brincava na rua, subia em árvore, sofria esse tal de bullying na escola e era NORMAL, apanhava da sua mãe quando fazia merda, cole isto em seu mural para mostrar que sobreviveu..”

Essa frase em destaque de que “o tal bullying era normal” na verdade me causa muito receio, e ousaria dizer que caberia até um estudo, Geralmente quem coloca isto no mural são pessoas acima dos trinta anos, e se formos verificar a taxa de pessoas que hoje sofre de depressão, ansiedade, traumas, fobias, dentre outras conseqüências.

Daí surge a questão, não pode ser reflexo do bullying sofrido no passado? É importante esclarecer que as conseqüências desta prática não são necessariamente imediatas. Algumas crianças vítimas de bullying podem apresentar baixo rendimento escolar imediato, outros terem dificuldade de relacionamentos amanhã.

Diante da variedade de enfrentamento e conseqüências é preciso se preocupar com o problema, que não é ALGO NORMAL como acham. E enquanto vítimas ( ou pais de vítimas) acharem normal e deixarem para lá, cada vez mais os agressores vão tomando força e ficam impunes, praticando crimes de ofensa, discriminação, pressão psicológica, dentre outros.

É preciso saber o que é, como reconhecer o bullying, e tomar providências, enquanto pensarmos deixar pra lá, mais práticas haverão por parte de qualquer pessoa, desde professores até mesmo políticos.

Muitos dão a desculpa que foram vitimas e nem por isso sofrem conseqüências hoje, mas há grau de enfrentamentos diferentes, há estruturas familiares diferentes, e será mesmo que não sofreu conseqüências, ou essas passaram quase que imperceptíveis?

A sociedade deve se unir para que vitimas de hoje não sejam criminosos de amanhã por conta de bullying, ou serviços de saúde fiquem com demanda exacerbada por conta de falta de diálogo e brincadeiras de mal gosto. E por outro lado os agressores não seja tratados apenas como criminosos, mas também em suas causas para a prática do bullying.

Bullying não é normal, tão pouco brincadeira de mau gosto, pense nisso.

Nenhum comentário: