Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 9 de março de 2013

APAE JUIZ DE FORA PEDE SOCORRO

OBS: Antes das fotos ao final do texto tem um link que leva ao documento, sugiro lerem, pois ele está completo com TODAS as irregularidades hoje na APAE JF


 OBS 1:  O ANEXO CITADO NO TEXTO FOI RETIRADO DEVIDO A PROBLEMAS NO ACESSO AO MESMO (MUITAS PESSOAS NÃO VIAM), ESTAREI REPOSTANDO EM BREVE!!!

_______________________________________________________________
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juiz de Fora pede socorro, pede a sua ajuda! Não, não estou falando de doações em dinheiro, alimentos, mas  sua atenção e solidariedade para os problemas e dificuldades que as crianças e pais enfrentam  há três anos na instituição.

Falta de profissionais, estrutura adequada para  atender à demanda,  falta de profissionais capacitados para o serviço, de projeto terapêutico e pedagógico,  descaso total, não cumprimento do estatuto, são alguns dos absurdos vividos por quem precisa  e tem a APAE de Juiz de Fora como referência na atenção à criança especial.

Difícil afirmar que o problema maior seja a falta de dinheiro, dificuldades financeiras, uma vez que quando encontra-se problemas na administração, impossível saber se os recursos recebidos (pelo SUS, Município, Estado, Federação e  de associados) são suficientes e se estão sendo bem  empregados.

Há quarenta anos um mesmo grupo administra a APAE, mudando apenas cargos, pessoas... E o que é pior, voluntários com algum grau de parentesco ou fortes laços de amizade entre si e político da cidade. Atualmente a diretora, coordenadora, a “mor” de lá é ninguém mais ninguém menos que a tia do Gasparete  ... Esse nome lembra algo a vocês? Por sua vez nosso nobre representante quando sabe de alguma coisa a “estourar” por lá,  quer seja informado pela imprensa, nos corredores públicos, ou pela justiça, corre lá e faz alguma coisa para tentar apaziguar: promete!  Como fez ano passado quando os problemas   detectados por lá chegaram à promotoria de Direitos Humanos, e ele foi até a APAE e  viu que a piscina precisada de reforma avaliada em cem mil reais (segundo D. Izabel Marques no programa Mesa de Debates da TVE), mas até hoje está desativada e servindo apenas de possível criadouro do Aedes Aegypti. E retornou final do mês passado: certamente algo está para acontecer, ou algum nova reclamação.

Onde já se viu uma associação que recebe dinheiro público não prestar contas? Não fazer isso em assembléia geral como zela o estatuto? Fica fácil quando as mesmas pessoas estão sempre à frente da administração burlando o que querem, convocando eleições e realizando as eleições sem  comunicar aos pais e associados, ou quem quer que tenha interesse em  se candidatar, acabando por ser eleições de chapa única. 

A situação chega a ser extrema, quando associados solicitam a prestação de contas e são ignorados, desconversam, ou até  reagem furiosos contra os pais. Que por sua vez ficam com medo de  exigirem, questionar e  acabar seus filhos sofrendo as conseqüências (vingança). Tais situações fizeram os pais recorrerem à promotoria de e Defesa  do Patrimônio Público e da Defesa dos Direitos Humanos. Fato este que depois que a diretora financeira ficou sabendo pediu "demissão"...

Vejam o absurdo: a associação é de pais e amigos, e os mesmos ficam alheios às decisões, não podem opinar, não podem questionar apenas ficar a mercê da vontade da administração, que faz o que bem quer, e não o que precisa ser feito.

Esses pais são impedidos de entrarem na escola da instituição, só podem ficar na sala de país, ou onde tiver alguma reunião... Esta sala de pais, não tem o mínimo de conforto, ao contrário, está em estado precário, não é pintada há um bom tempo, e ainda  molha quando chove. Embora seja dentro da instituição, a mesma alega que quem tem que fazer a manutenção do espaço são os próprios pais, mas não dão a mínima condição para isto. Até a limpeza do banheiro deve ser feita pelos pais/responsáveis.

Mas os absurdos não param por ai. Ano passado o Deputado Federal Eduardo Barbosa  afirmou em seu site que  repassou uma verba (segundo informações dos país) para a APAE JF para compra de computadores. Os que existem hoje na instituição são velhos, provavelmente com mais de dez anos (certamente), sem condições de uso, os quais não são usados.

Para finalizar esse circo dos horrores, essas aberrações administrativas, e é exatamente o que considero mais grave de todo o descaso com a instituição, as crianças  atendidas pela APAE JF estão ficando sem atenção à saúde. Isto mesmo, se os pais não bancarem ou correrem atrás de tratamento para as crianças elas ficam a mercê da sorte, ou boa vontade dos profissionais que lá se encontram. O neurologista e o psiquiatra atendem quando querem, e não avisam quando há agendamento e eles não podem (ou não querem) comparecer. Só existe um fisioterapeuta, um psicólogo, um terapeuta ocupacional. A fisioterapia levou dois estagiários, que foram dispensados pela administração (desadministração) e solicitou que a fisioterapia passasse a ser de grupo.. Não existe equipe de enfermagem no local, a qual deveria estar presente todo o horário de funcionamento, assim como um plantão médico.


Crianças se machucam, passam mal, precisam tomar medicações prescritas no horário que estão na APAE, e os pais só ficam sabendo quando vão buscá-las no final do período que ficam lá, não se dão ao trabalho nem mesmo de ligarem para comunicar. Uma criança saiu com fratura, outra desmaiada (vide documento disponibilizado ao final do texto). E não havia NENHUM profissional de saúde para prestar os primeiros atendimentos, fazer os encaminhamentos necessários?

Como enfermeira, pergunto como um serviço desses funciona sem enfermagem? Onde estão as autoridades, as fiscalizações? Fiscalização e autoridades competentes e não de fachada, fantoches. Pessoas com conhecimento específico para tal.

Pois é minha gente, é assim que 200 crianças em média e seus respectivos responsáveis são tratados, muitos retiram as crianças de lá, outros insistem, mas estão já no seu limite. Um serviço que era para ser referência, tem desassistido, humilhado, sacrificado  várias pessoas. E muitos de nós, e os governantes alheios a isso tudo, ou mascarando a realidade.

Não estamos falando apenas de crianças especiais e seus pais, estamos falando de SERES HUMANOS, que estão submetidos a caprichos do ego de interesseiros nessa cidade.

Isso tem que mudar! E conto com a ajuda de vocês para divulgar essa situação que já está na Promotoria de Defesa  do Patrimônio Público e da Defesa dos Direitos Humanos, mas conhecemos a morosidade da nossa justiça, então quem sabe a força do povo consiga fazer a diferença, a começar solicitando uma visita do Deputado Barbosa na cidade, assim como  a solicitação pelo legislativo de uma audiência pública chamando responsáveis e pessoas interessadas na causa.

Não tenho ninguém na família que utilize a APAE JF, mas me solidarizo com a causa, que tive conhecimento graças ao interesse de um vereador (Nilton) em projeto de lei sobre transtorno de déficit de atenção, e que através da assessoria me procurou para saber mais a respeito. E fui conversar com pais num grupo no Facebook, e fui surpreendida com este desabafo.

Assim, conto com a ajuda de todos vocês para compartilhar esses horrores de uma má gestão,  cujo objetivo é somente satisfazer o próprio ego, e não fazer cumprir a missão e valores da APAE, e tão pouco do voluntariado. E buscam desmentir as denúncias, mascarar a realidade a todo custo.

Se o Estado (em quaisquer instâncias) ajuda a instituição, tem por direito intervir e  buscar providências, fazer uma auditoria das contas da instituição, oferecer um administrador competente, e quem sabe contratar profissionais éticos e responsáveis. Basta querer, e não pensar em VOTOS!





SALA DOS PAIS





CRIANÇA OCIOSA



SALA DOS PAIS



PISCINA CUJA REFORMA FOI ORÇADA EM 50 MIL





SALA DE COMPUTADORES ( COMPUTADORES ANTIGOS)



LINKS:

Neste link da Mesa de Debates, você verifica que há quase dois anos houve uma discussão sobre Síndrome de Donw, e um atual vereador, médico (pediatra) sequer citou a APAE. http://mesadedebates.blogspot.com.br/search/label/s%C3%ADndrome%20de%20down


A diretora "preocupada com a piscina" solicitou à PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE JUIZ DE FORA (leia-se seu sobrinho), para ir lá visitar... já foi outras vezes e nada resolveu. Por que a mesma não acionou a comissão de direitos humanos, da criança e adolescente, ou a secretaria de  assistência social e esportes? http://juizdefora.apaebrasil.org.br/noticia.phtml/50870
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=379171202190309&set=a.164068970367201.36938.107304529376979&type=1


Se observarem, não há prestaç ão de contas no próprio site da APAE que propõe uma "Transparência Institucional". http://juizdefora.apaebrasil.org.br/artigo.phtml/22351

Nenhum comentário: